Como Estudar Para o ENEM?

3
348

A prova do Enem está logo aí, por isso é importante que você já esteja se preparando com bastante antecedência para responder as questões com qualidade a fim de que o resultado final seja satisfatório e te ajude a alcançar os objetivos. Mas o que muitos jovens não sabem é como estudar para o Enem visto que a prova é bem diferente daquela aplicada nos vestibulares das tradicionais universidades.

Antes de entender como estudar para o Enem, é importante saber que esse ano (2018) as provas serão aplicadas nos dias 04 e 11 de novembro.

No primeiro dia (04 de novembro) você terá 90 questões nas matérias de Linguagens e Ciências Humanas. Já no segundo dia (11 de novembro) será exigido de você os conhecimentos nas áreas de Ciências da Natureza e Matemática.

Mas como estudar para o Enem?

Dicas de como estudar para o Enem

Bem, você está pensando em fazer o Enem de 2019 ou vai prestar a prova esse ano e ainda não sabe como estudar para o Enem? Veja essas dicas importantes

  • Planeje seus estudos

Uma forma de saber como estudar para o Enem é fazer um cronograma de estudos. Você pode fazer um diário ou calendário para dividir a forma como as disciplinas serão estudadas.

Leve em consideração a revisão de alguns conteúdos vistos em sala. Também organize um lugar para estudar que possa gerar resultados.

Às vezes, faça pausas de tempos em tempos para se alongar, comer algo e fazer algo que tire um pouco a tensão.

  • Conheça as provas do Enem

Conhecer a estrutura do Enem facilita na hora dos estudos. O exame é composto por 180 questões objetivas divididas igualmente entre:

*Ciências Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)

*Linguagens e Códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Artes)

*Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física)

*Matemática

  • Treine com provas passadas

Refazer as provas anteriores do Enem é uma forma de saber como estudar para o Enem. Ali o estudante vai saber qual o nível de dificuldade encontrada em cada questão e área de conhecimento. Assim, será possível direcionar seus estudos para as disciplinas ou assuntos em que precisa de mais dedicação e esclarecimento de dúvidas.

  • Faça simulados

Fazer um Simulado Enem ajuda o estudante a ter noção de como estudar para o Enem e responder uma prova grande dentro de um tempo determinado.

– Dê atenção para a interpretação de texto

O Enem é uma prova que exige muita interpretação de texto, já que seus enunciados são compostos por trechos de livros e pequenos textos (didáticos ou jornalísticos). Geralmente, é possível achar a resposta na própria pergunta, por isso é preciso ler com atenção o que é pedido.

  • Treine a redação

Uma dificuldade recorrente no Enem é a redação. Nela é preciso demonstrar conhecimento das técnicas de redação, domínio da Língua Portuguesa, poder de argumentação e de resolução de problemas.

Para se sair bem no Enem e saber como estudar para o Enem, faça redações sempre que puder. Se você tem mais dificuldade com a produção textual do que as demais disciplinas, dê uma atenção a mais para a dissertação quando for estudar.

  • Assista videoaulas

As videoaulas para o Enem são uma maneira dinâmica, gratuita e prática de estudar para as provas! Professores dão dicas de diferentes temas cobrados no exame.

Vá anotando o que for interessante e pontuando suas dúvidas, as quais podem ser esclarecidas durante as aulas em sua escola, nos livros e artigos do Brasil Escola, por exemplo.

  • Fique por dentro das atualidades

O Enem terá a presença de temas que foram notícia no Brasil e no Mundo. Os assuntos podem aparecer em diferentes áreas do conhecimento e de diversas formas, por isso, saber o que acontece ajuda na hora de responder questões sobre atualidades.

Viu que fácil é como estudar para o Enem? Agora é só colocar em prática essas dicas e arrasar no dia da prova.

Veja também: Como fazer cursos gratuitos com certificado

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here