5 dicas de como se preparar para o ENEM 2018

0
335

O Enem é uma grande ajuda para quem busca entrar em uma universidade. E a cada ano a prova vem passando por alterações, por isso é importante o jovem ficar de olho em como se preparar para o Enem.

Para entender como se preparar para o Enem, é importante ficar de olho em alguns detalhes que vai fazer a diferença na hora da prova.

Veja também:

Como se preparar para o ENEM?

Algumas orientações básicas podem fazer a diferença na hora da preparação para o Exame nacional do ensino médio. Veja:

  • Conheça e leia o edital

Conhecer e ler o edital faz toda a diferença na hora de se preparar para o Enem. No documento, é possível encontrar informações valiosas, tais como quais artigos são proibidos no momento do exame, as orientações para realização da prova, e qual conteúdo deve ser cobrado no teste.

Datas e horários importantes, como dia das provas e hora de fechamento dos portões, também são encontrados no edital.

  •  Mantenha uma boa rotina de estudos

O conteúdo cobrado no ENEM é vasto, por isso, no ano de realização do exame, é importante ficar atento às datas e revisar tudo o que é cobrado.

Criar um plano de estudo e focar nas áreas de maior dificuldade pode auxiliar o aprendizado se combinado com muita disciplina. Estes elementos em uma rotina, torna todo o processo mais fácil ao longo do ano.

  •  Pratique bastante

Exercitar o conteúdo aprendido ajuda a memorização, o desenvolvimento do raciocínio e a habilidade de relacionar informações com outros temas.

Uma boa forma de se exercitar a mente e treinar para o exame é realizando simulados e resolvendo questões dos anos anteriores.

Uma dica é que o governo disponibiliza 4 simulados nacionais ao ano e um banco de questões resolvidas e explicadas, justamente para ajudar os jovens na hora de como se preparar para o Enem.

  • Treine a redação

Questões sobre atualidades sempre são cobradas, principalmente na redação. Por isso, a melhor forma de estar preparado é acompanhando os principais jornais nacionais e internacionais.

Para se preparar para a redação, estimule o pensamento crítico sobre as questões vistas recentemente na mídia, aproveite para treinar argumentação e formas de escrita.

  •  Tenha planejamento e fique de olho no relógio

Todos os anos, muitos atrasos são registrados nos dias de prova, para não entrar para a estatística, é importante se planejar com antecedência.

Visitar o local de provas antes da data, traçar os melhores caminhos e sair de casa mais cedo no dia de realização do exame, são apenas algumas ações que podem evitar maiores problemas e te ajudar a se preparar melhor para o ENEM.

Agora que você já sabe como se preparar para o Enem, é só colocar em prática todas essas dicas e ficar assim pronto para realizar a prova de forma tranquila e com a capacidade necessária para obter o sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here